Por: Vitor Placucci Vizzotto

Palmeiras leva vantagem para a Vila e segue em busca do título.

Foto: globoesporte.com
Foto: globoesporte.com

Sim, vantagem. Por que? Porque ela não é pequena. O Santos precisa fazer 2 gols ou mais, na Vila Belmiro para levar o título Paulista. E claramente é uma tarefa árdua, diante de um Palmeiras que vêm se postando taticamente muito a frente de seus adversários. Não é um Bayern ou um Barcelona, mas é um time com uma estrutura sólida e que se posta muito bem em campo.

Oswaldo de Oliveira alterou o esquema tático para a primeira final no Allianz Parque. Ao invés do 4-2-3-1, ele postou o Palmeiras no 4-3-3. Eficiente? Sim. Mas não tão eficiente quanto foi no jogo contra o Corinthians. Havia um corredor para o lateral direito Lucas, do Palmeiras, jogar livremente. Tanto é que o único gol da partida saiu dos pés dele, que assistiram Leandro Banana. A jogada foi toda trabalhada em função de Cleiton Xavier que passou para Robinho, que magistralmente percebeu sua condição de impedimento e ao mesmo tempo a passagem de Lucas pela ponta, deixando a bola passar entre suas pernas, sem interferir na jogada, sendo assim, gol legal do Palmeiras. Porém, o Palmeiras está com a finalização a desejar. Reflexo disso, foi o pênalti perdido pelo senhor Dudu…inacreditável.

Já o Santos, é muito dependente de Robinho. O setor de criação do peixe fica completamente perdido sem o meia atacante. O time da Vila só havia perdido um jogo, contra a Ponte Preta, onde Robinho não jogou. É incrível como o Santos criou, de uns anos para cá, essa necessidade de ter um jogador para depender. Era assim na época do Neymar e é agora novamente, com Robinho.

O JOGO

O primeiro tempo foi bom. Nada parecido com jogos da UEFA Champions League, mas bom.

O esquema tático do verde conseguiu anular o setor de criação do Santos. Lucas Lima ficou a ver navios. Contudo, sabemos que o time da Vila não está com o melhor time. Por isso, o peixe tem todos méritos de ter chegado a uma final e sem orçamento positivo.

A arbitragem do jogo foi precária, ou melhor, pífia. Mas isso já é de se esperar dos árbitros brasileiros. Expulsar os técnicos por ‘invasão de campo’ com o jogo parado, é uma piada.

O senhor Valdivia, não jogou, mas ‘ofendeu’ o juiz Vinicius Furlan ao dizer que o mesmo foi incompetente… O sujeito teve a cara de pau de exigir na súmula, uma suspensão para o chileno.

Voltando ao jogo. Não sou o maior fã em ver o Zé Roberto atuando na lateral esquerda, mas nesta partida ele foi impecável na marcação, juntamente com Robinho, que voltava para fazer a função do companheiro enquanto Zé Roberto avançava para o meio campo. Neste jogo foi eficiente, já nos outros…

VILA BELMIRO E COBRANÇA

O jogo de volta será tenso, denso e truncado. O técnico do Palmeiras deixou claro que vai lutar por um empate, depois de sua entrevista coletiva. Esta postura que desagrada não só a mim, mas a todos os palmeirenses.

De fato, não podemos sair adoidados atacando em busca de um gol. O time tem que se postar firme na zaga, como vêm fazendo. A dupla de ‘Victors’, zagueiros, fizeram um ótimo trabalho na última partida. Dignos de nota 8,5…já que a Folha deu 7,5 e 6,5.

Houve protestos em frente ao Allianz Parque com relação ao preço dos ingressos. Justo. O preço dos ingressos é um absurdo. Não adianta o presidente Paulo Nobre vir com o discurso de que “sem esse preço o Palmeiras não teria um time bom”. Claramente teria. E digo mais, lotaria todos os jogos. Mas o valor do dinheiro fala mais alto, não é?!

Agora é concentração. Vamos torcer como nunca e vibrar como sempre. Creio que o Palestra tem uma chance. Como disse PVC, o Santos terá que vencer um Palmeiras que não era tão forte assim havia seis anos. Torcemos para que esta chance culmine em gols e que o título não venha assim tão apertado.

 

FORZA PALESTRA!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s